domingo, 18 de setembro de 2011

Dona Mariana


Porto Covo quer dizer, vila arranjada, bem estar,  para quem procura o mar, as rochas, o cheiro forte.

Que saudades da D. Mariana , das  sopas de tomate a um Zé Vilhena,  que todas as noites se sentava como bom alentejano,  e esperava que a sua Alzirinha o servisse. A D. Mariana era uma pessoa amarga, formiguinha.
Tinha um corpo franzino,  já curvado,  pele engelhada e um cabelo curto muito preto. O pátio daquela casa, levava-me até ao pátio de casa da minha avó.. E quando entrava na cozinha, era o rosto da minha tia Emilia, no silêncio daquele rosto, ensombrado por anos de rotinas dolorosas.   
Era um lugar que me era familiar; 
O terraço as noites
Uma das suas tarefas diárias era ordenhar as vacas, e  fazer os queijos que vendia aos cafés. 
Em Bundi, no campo, lembrei-me das rotinas da D Mariana, e não passaram assim tantos anos. 
Ou será que 30 anos é muito tempo?
  

Sem comentários:

Enviar um comentário